domingo, 1 de setembro de 2013

Línguas


Conhecimentos Linguísticos

Ser capaz de comunicar num outro idioma traz muitos benefícios. Aparentemente além das vantagens óbvias a nível de emprego  e comunicação quando se viaja, aprender idiomas é útil para desenvolver a capacidade de raciocínio abstrato. Quantos mais idiomas se aprendem mais moldável e adaptável se torna o nosso cérebro e mais fácil se torna aprender mais uma língua.
Nesta área como em outras estou sempre a tentar evoluir e aprender mais. Esta é a lista das língua que falo neste momento.

Português  (Nativo)

Inglês - O Inglês adquirido durante o meu percurso escolar foi complementado pela minha estadia de 9 meses em Londres. Nos empregos que tive em Londres fui obrigado pela natureza do trabalho a comunicar em todas as circunstâncias em Inglês contribuindo para a melhoria do meu domínio da língua. Inclusivamente cheguei a trabalhar como professor, leccionando em língua Inglesa.
Quando regressei a Portugal realizei um exame pela University of Cambridge tendo adquirido o CPE, (Certificate of Proficiency in English),  nível C2 do quadro comum europeu de referência para línguas.
O nível C2 é descrito como "a capacidade de lidar com material que seja académica ou cognitivamente exigente e de usar a linguagem, expressando-se bem, num nível de desempenho equivalente àquele de um falante nativo educado.

Espanhol - Destreza no uso do Espanhol adquirida com viagens a Espanha, com a leitura de livros em Espanhol e com a minha estadia de vários meses em países de língua oficial espanhola na América do Sul. Capacidade de comunicar efectivamente e de forma fácil, em qualquer tipo de assunto, concreto ou abstrato. Capacidade de ler e interpretar correctamente textos mesmo que estes sejam considerados desafiantes. Capacidade de escrita, ainda que com erros ortográficos e/ou gramaticais.

Francês - Francês básico adquirido durante os anos escolares e complementado com viagens por França e pelo norte de África e com a leitura de livros em francês.
Capacidade de comunicar efectivamente, em qualquer tipo de assunto, concreto ou abstrato. Capacidade de ler e interpretar correctamente textos complexos. Capacidade de escrita, ainda que com erros ortográficos e/ou gramaticais.

Italiano - Devido ás semelhanças com o português, o espanhol e o francês consigo entender o italiano razoavelmente desde que falado devagar. Estou correntemente a desenvolver o meu italiano lendo a versão original de "Le avventure di Pinocchio".

Japonês - Oralmente consigo compreender cumprimentos, e frases simples usadas frequentemente, assim como vocabulário necessário a ações simples do dia a dia como pedir comida num restaurante, ou perguntar quanto custa um objecto.
Na sua forma escrita conheço razoavelmente o alfabeto hiragana e alguns dos kanjis mais comuns.

Alemão e Árabe - Por curiosidade e por ter viajado em países em que estas línguas são faladas conheço algumas frases e expressões básicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário