segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Quem sou eu?


Página Pessoal 


O meu nome é Pedro Macedo. Tenho 31 anos de idade, nasci em 1981 e cresci em Prazins e Corvite  no concelho de Guimarães.
Formei-me em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo terminado o curso em 2005. 
Durante vários anos fui docente de Educação Física do 3º ciclo e Secundário em escolas públicas em Pinhal Novo (Palmela), Elvas, Alvaiázere e Miranda do Douro.
Adicionalmente dei aulas de natação, leccionei Educação Física nas AEC's (Actividades de Enriquecimento Curricular) em escolas primárias em Portugal e trabalhei como professor substituto em Londres e tive diversos outros empregos e projectos que podem consultar no meu Curriculum Vitae.
Tenho interesses bastante diversificados mas um dos que assume maior importância são as Viagens.
Viajar é para mim uma grande paixão.
Adoro visitar outros países, entrar em contacto com culturas diferentes e exóticas e aprender o máximo sobre as suas tradições, as suas crenças, a sua história, a sua música, as formas como a sociedade se organiza, no fundo gosto de descobrir quais as fascinantes diferenças que tornam cada cultura única e quais as semelhanças comuns a toda a humanidade.
Para mim viajar não é apenas o passar as férias a recarregar as baterias num lugar diferente e confortável mas uma experiência enriquecedora e fundamental que deve fazer-me sair da minha zona de conforto e forçar-me a olhar o mundo com outros olhos. Orgulho-me das viagens que fiz e algumas delas foram marcantes para mim e ajudaram a formar-me como pessoa.
Além das viagens gosto muito de trabalhar com crianças e jovens sobretudo em projectos de educação não formal.
Interesso-me muito por projetos de voluntariado e já participei em alguns. Creio que constituem oportunidades para contribuirmos para um mundo melhor, e para aprendermos habilidades e skills que não teríamos a oportunidade de aprender de outra forma.
Acredito que o conhecimento é algo sempre incompleto que a aprendizagem deve ter lugar ao longo de toda a vida.
Por este motivo tento ler o máximo possível e usar os recursos que existem (principalmente online) para continuamente aumentar a minha formação. 
Aprecio particularmente o Coursera tendo já completado e sido avaliado positivamente em cursos nas áreas da Sociologia e Sustentabilidade.
A nível linguístico possuo um bom comando da língua inglesa, tendo já trabalhado como professor no Reino Unido e tendo obtido o CPE (Certificate of Proficiency in English) a qualificação mais avançada de domínio da língua inglesa atribuída pela Universidade de Cambridge.
Possuo também um bom domínio de espanhol e francês, bem como alguns conhecimentos de italiano e japonês.
O meu perfil não estaria completo sem que mencionasse a minha paixão pelo desporto, (nomeadamente pelos desportos de exploração da natureza, com particular ênfase para o montanhismo) e pela escrita.
No âmbito dos meus interesses possuo neste momento dois blogsTrilhos e Encruzilhadas e Montanhas de Portugal.
No primeiro (Trilhos e Encruzilhadas) conto as aventuras e desventuras das minhas viagens e falo um pouco sobre os lugares que conheci. Neste momento o blog aborda apenas duas viagens importantes que fiz, sozinho de mochila ás costas. Uma em que voei para Dakar no Senegal e regressei por terra visitando o Senegal, Gâmbia, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. E a outra, uma viagem de sete meses na América do Sul, passando pelo Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru.
No segundo (Montanhas de Portugal) refiro uma actividade ainda praticamente desconhecida em Portugal (peak bagging) e crio a lista de todas as montanhas mais importantes de Portugal, as quais quero subir, fotografar e caracterizar.






Sem comentários:

Enviar um comentário